MEI em números: conheça a participação do pequeno empreendedor na economia

No Brasil os pequenos negócios impulsionam boa parte da economia, sendo coletivamente a maior força geradora de empregos do país. Vamos agora analisar esses números e o impacto deles em todos aspectos, não só econômico, mas também social e cultural em todo país. 

Micros e pequenas empresas – O que são? 

Para definir esses modelos de negócios precisamos primeiramente entender quais os padrões que enquadram essas corporações. Geralmente, trabalhadores independentes e que buscam legalizar suas atividades iniciam pelo MEI. Essa categoria te permite utilizar seu CNPJ para emitir notas fiscais, acessar créditos específicos e possuir maiores benefícios legais. Outra grande vantagem é a tributação, que se torna muito mais enxuta sendo paga apenas uma taxa fixa mensal.      

Para regularizar sua empresa é mais fácil, rápido e sem burocracias do que parece. Mas para usufruir de todas essas vantagens é necessário cumprir certos requisitos. O MEI não pode ter uma renda bruta anual maior que R$ 81 mil, não pode ser sócio em outras empresas, não pode ter mais de um empregado.   

Dentre suas vantagens e desvantagens o MEI é um meio muito buscado pelos profissionais brasileiros, já ultrapassamos 10 milhões de registros. Esse dado possui grande responsabilidade no desenvolvimento econômico do país. Socialmente, pela versatilidade e baixa burocratização se tornou fonte de renda para muitas famílias.  Em números, podemos ver com ainda mais clareza essa expressividade.

 MEI na economia brasileira

O impacto do Microempreendedor Individual na economia brasileira é muito positivo e grandioso. Os dados atualizados, referente ao último ano mostram que essa modalidade de negócio está em ascensão e do total de 3.359.750 empresas abertas em 2020, 2.663.309 eram MEIs. Esse número representa um crescimento de 8,4% em comparação com 2019. Esses profissionais representam  27% de todo PIB nacional.

Essas informações só mostram como, de fato, pequenos negócios representam grandes números ao país. E a expectativa a longo prazo é de ainda mais expressividade e crescimento dos números e dos profissionais.

Ao analisar tudo isso, fica claro que incentivar o empreendedorismo e a abertura de novas empresas é tanto uma excelente ideia para o desenvolvimento econômico nacional, como para a cultura e sociedade. Por meio do apoio a novas empresas, mais se gera empregos e rendas.  

Como MEI, o que faço com essas informações?

Esses dados devem servir como impulsionador para sua atitude empreendedora. Melhorar suas ações e desenvolver ainda mais suas atividades. Até porque, com as mudanças econômicas e sociais aceleradas, é de suma importância, se preparar para acompanhar o ritmo. E para o seu crescimento acontecer de forma segura e bem planejada conte com a melhor contabilidade digital do Brasil. 

A Confiágil oferece vantagens reais e maiores para todas as fases do seu negócio, temos planos variados com uma junção excelente de alta tecnologia com serviços contábeis e fiscais. Converse com nossos especialistas e traga seu negócio para a Confiágil.