Contabilidade Gerencial: Entenda mais sobre o tema

O que é Contabilidade Gerencial

A contabilidade gerencial é um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis que, quando combinados, têm o poder de fornecer informações valiosas para a tomada de decisão nas empresas.

Com essa área da contabilidade  é possível comparar a sua empresa com concorrentes e utilizar dados do mercado para entender melhor o contexto em que você está trabalhando. Além disso, pode-se utilizar previsões e tendências para projetar o futuro de suas atividades e de seu negócio como um todo.

Por fim, a contabilidade gerencial também pode ser empregada para adequar as ferramentas de gestão ao momento em que a empresa se encontra.

Benefícios

Como vimos acima, a contabilidade gerencial possui ferramentas para auxiliar a empresa na tomada de decisões e os manter informado sobre os rumos do negócio. 

Com ela é possível analisar se a empresa está batendo as metas, como anda o faturamento, fluxo de caixa e movimentações do banco.

Com o apoio da contabilidade gerencial, suas decisões de gestão serão tomadas com base em dados reais da sua empresa. Sem achismos, sem copiar de concorrentes, tudo baseado em fatos e com possibilidade de pensar e planejar em curto, médio e longo prazo.

Outros benefícios que podemos citar são:

Maior eficiência na gestão

Com tudo se tornando cada vez mais veloz, não é possível agora fazer as coisas bem feitas, é preciso fazer bem feito e rápido e, para isso, é necessário ser uma empresa eficiente.

Nesse momento, o empresário pode se apoiar na contabilidade gerencial em todos esses aspectos, tornando a gestão muito mais otimizada.

Com isso, o gestor poderá basear suas decisões em informações concretas, reduzindo as chances de erros e levando menos tempo para colocar mudanças em prática.

Maior controle financeiro

Na hora de controlar as finanças, é imprescindível estar sempre à frente dos acontecimentos evitando, assim, surpresas.

Com o auxílio da contabilidade gerencial, sua empresa terá fácil acesso a dados como perspectivas do fluxo de caixa, projeção de lucratividade, simulação de enquadramentos tributários, etc. 

Essas informações permitem que o empreendedor se prepare para analisar quais as melhores formas de investir o dinheiro da empresa.

Importância da Contabilidade Gerencial

A contabilidade gerencial é uma ferramenta muito utilizada e que, quando bem feita, permite  que a gestão de um negócio seja capaz de enxergar melhor a verdade por trás dos números da empresa. 

A importância dessa área não é apenas entender o que acontece, mas o porquê dos resultados que obtiveram.

Portanto, a contabilidade gerencial é crucial para o planejamento e controle de uma empresa. A informação obtida e lapidada pela equipe contábil pode orientar as decisões que moldarão o futuro do negócio e servir como base para a avaliação e aprendizado com os erros do passado.

Com isso, a contabilidade gerencial se torna uma fonte de informações de alta credibilidade e objetividade que podem aumentar o conhecimento sobre a própria empresa, seu negócio e seu mercado, minimizando os riscos do processo de tomada de decisões.

Contabilidade gerencial x contabilidade financeira

O principal ponto que diferencia a contabilidade gerencial da contabilidade financeira são seus usuários. 

Enquanto a contabilidade gerencial as informações são destinadas a ajudar os gerentes e funcionários dentro da organização a tomar decisões de negócios bem informadas, na contabilidade financeira são destinadas a fornecer informações financeiras a partes fora da organização, tal como investidores, fornecedores e o governo.

Outro ponto é a questão da periodicidade dessas informações contábeis.  Na contabilidade financeira, por exemplo, as empresas possuem prazos para fornecer informações e precisam respeitar as obrigações fiscais. Já a contabilidade gerencial não é legalmente exigida e pode ser estruturada de acordo com as necessidades da empresa, já que as informações serão de uso interno.