Depreciação x Amortização: entenda as diferenças

O que é depreciação?

Depreciação é a perda de valor de um bem por consequência do uso ou do desgaste natural. 

Exemplos de bens que passam por depreciação são equipamentos, máquinas, computadores e veículos.

O que é amortização?

A amortização, na contabilidade, é a maneira por que se registra a desvalorização de bens intangíveis de uma organização, isto é, os que não são materiais, tais como marcas, patentes e direitos de exploração.

A amortização se baseia em uma linha parecida com a depreciação, mas, nesse caso, a perda se relaciona à diminuição no tempo contratual que resta para a utilização do bem ou direito.

Quais são as diferenças entre amortização e depreciação?

Como vimos, a depreciação está relacionada à perda de valor de um bem ocasionada pelo seu uso. Por outro lado, a amortização está ligada à perda de valor causada pela redução gradual do tempo de uso de um bem intangível ou de um direito. 

Mas esses não são os únicos pontos que diferem as duas, entre outros podemos citar:

Aplicação

Uma diferença entre a amortização e a depreciação é a questão de em qual ativo pode ser aplicado. 

A depreciação incide sobre os bens físicos que pertencem ao contribuinte. Já a amortização diz respeito à diminuição de valor de bens que devem ser revertidos ao concedente após o fim do prazo de concessão.

Ativos tangíveis e intangíveis

No balanço contábil de toda empresa, existe um conjunto de bens e direitos que são essenciais para o funcionamento e manutenção das atividades e esses ativos são divididos em tangíveis e intangíveis.

No processo de depreciação, estão envolvidos os ativos tangíveis, enquanto, no processo de amortização, os bens intangíveis.

Valor residual

O valor de um bem ao fim de sua vida útil é considerado como valor residual, ou seja, é o valor pelo qual o produto é vendido após a vida útil dele ter acabado. Contudo, existem bens que não podem ser depreciados, como terrenos, prédios e construções que não estão alugadas ou não são usadas na produção, além de obras de arte.

Conclusão

Nesse artigo vimos a diferença entre depreciação e amortização. Nesse ponto, é importante saber em qual ativo pode ser cada um e, além disso, saber qual o tempo de cada de acordo com a legislação.

Para isso, conte com quem entende: conte com a Confiagil.