Linhas de crédito para MEI: conheça as principais opções

O MEI pode encontrar situações ao longo de sua carreira que exigem investimentos que poderão ser, eventualmente, maiores do que o seu caixa permite. Para esses momentos, uma das melhores saídas é buscar linhas de crédito específicas para empresas de pequeno porte e microempreendedores..

Existem diversas opções de empréstimos para MEI. As variações vêm em taxas e prazos. E para entender quais são as principais modalidades de linha de crédito para você, continue essa leitura.

Obstáculos para acesso ao crédito       

As mais conhecidas formas de crédito disponíveis atualmente, são: o cartão BNDES, empréstimo com garantia de imóvel, linha de microcrédito, e capital de giro.   

Os desafios nessa situação são por muitas vezes colocados pela própria instituição financeira, principalmente para os autônomos. Geralmente, não há interesse por conta do capital envolvido, podendo ser um negócio arriscado para os bancos.

O que tem sido de ajuda para o Microempreendedor Individual é o apoio do governo, que nesse momento busca melhorar a economia por meio de incentivo aos pequenos empresários. Por isso, ainda há muitas opções para o MEI receber seu crédito, no momento devido. 

Como funciona o empréstimo para MEI?

A primeira etapa antes de escolher a instituição financeira, é fazer uma boa pesquisa. Procure as opções disponíveis, compare todas e veja qual melhor cabe no seu orçamento. Se prepare também, pois geralmente ao solicitar o crédito é necessário comprovar que o valor será usado em benefício da  empresa. 

Nesse caso, bancos, empresas especializadas em crédito e instituições financeiras, podem oferecer melhores condições. Veja aquelas com as quais você já possui um bom relacionamento, elas estarão mais dispostas a disponibilizar o desejado capital.      

Com seu registro como MEI, na hora de finalizar o acordo, utilize seu direito de pedir redução das taxas de juros. Uma boa modalidade é do empréstimo com garantia, já que nessa, as taxas irão ser ainda mais baixas, podendo chegar a menos de 1% ao mês, dependendo do valor e da instituição escolhida.  

As etapas são distribuídas entre a solicitação, quando é feito o pedido formal, através dos atendentes da empresa escolhida, pode ser feita digitalmente, mas em alguns casos é feito pessoalmente. 

Então, costumeiramente, é entregue uma lista com os documentos que o empreendedor deve entregar para continuar o processo. Os documentos variam de acordo com a instituição, tipo e valor de crédito solicitado, indo desde dados pessoais até números mais complexos dos seus registros profissionais.

Após essa entrega completa, basta aguardar uma resposta. A aprovação ou recusa chegará em média em 10 dias, novamente com possível variação para cada caso. De qualquer forma, caso seja uma resposta positiva, haverá a finalização do processo, com assinaturas de contrato e finalmente o dinheiro é creditado em sua conta. 

No mais, cada lugar possui suas regulamentações e tributos, por isso a importância de primeiramente se planejar para saber exatamente o que e como precisa e assim comparar as possibilidades que mercado lhe apresenta e assim fazer uma escolha vantajosa a curto e longo prazo. 

Pesquisa, organização e planejamento serão essenciais nessa primeira etapa, depois disso, boas conversas e negociações serão o suficiente para encontrar soluções benéficas para suas finanças.

E para sempre estar com sua saúde financeira em dia é essencial uma contabilidade organizada. Para isso, conte com a melhor parceria para seu negócio, conte com a Confiágil. Temos os mais variados planos para entender o empreendedor de forma personalizada, acesse nossos planos e escolha a melhor opção para você.