Entenda a importância da gestão financeira integrada

Para garantir a viabilidade de qualquer negócio, é fundamental que haja uma gestão financeira vigilante e criteriosa. Essa afirmação não é novidade para nenhum empreendedor de sucesso; no entanto, o que observamos na prática em algumas empresas, é que ainda persistem velhas crenças e práticas equivocadas, que podem levar a empresa a alguns problemas importantes.

No processo de reorganização da gestão financeira de uma empresa, a tecnologia pode ser sua grande aliada. Existem hoje diversas ferramentas que servem a otimizar o trabalho de organização e controle financeiro de empresas de diferentes portes. Importante ressaltar, contudo, que ferramentas serão sempre um veículo: o que efetivamente funciona é a combinação entre método, disciplina e processos.

É sobre isso que falaremos a seguir.

O controle financeiro na prática

A gestão financeira integrada tem como principal objetivo fornecer elementos estratégicos para as decisões da organização quanto a investimentos, aplicação de capital para inovação e fluxo financeiro. É uma atividade que, em essência, consiste na criação e coordenação de processos que tornem possível visualizar, de forma holística, todos os fatos econômicos e financeiros que impactam na composição de recursos em caixa de uma empresa.

Para tanto, a gestão financeira deve reunir e congregar uma série de informações, tais como contas a pagar e a receber, dados patrimoniais, investimentos, fluxo de caixa, controle de estoque, capital de giro, conciliação bancária, recolhimentos fiscais, dentre outras. 

Quando atua de forma efetiva, a gestão financeira dá à alta gestão os elementos necessários para que haja efetivo controle do capital investindo, contribuindo ainda de forma decisiva para a análise de viabilidade de projetos, controle de eventuais desvios, antecipação quanto a falta ou excesso de capital, etc.

Todas essas demandas, entretanto, são de certa forma subsidiárias ao controle financeiro que norteia todas as ações financeiras cotidianas de uma empresa: o fluxo de caixa.

Precisamos falar sobre o Fluxo de Caixa

Não é exagero afirnar que a principal ferramenta da gestão finaneceira é o fluxo de caixa. É esse controle que, em última análise, irá permitir que haja vigilância efetiva em relação a tudo o que entra e sai da companhia. De fato, o fluxo de caixa equivale à água de beber da gestão financeira, sem a qual todos os processos estabelecidos irão naturalmente desidratar, tendendo rapidamente ao insucesso.

Importante ressaltar que o fluxo de caixa sempre será definido pela superposição entre contas a pagar e contas a receber, de forma global. Ou seja: efetivamente tudo o que ingressa e tudo o que sai da empresa, necessariamente precisa estar refletido no controle de fluxo de caixa.

Com que ferramenta eu vou?

Atualmente, o mercado possui uma série de opções para a gestão financeira de empresas de diferentes portes e segmentos de atuação. Primordial é que haja um controle confiável, claro e efetivo, que sirva realmente como subsídio para o processo decisório da empresa.

Aqui na Confiágil, nossa dica é a plataforma Eleve da Totvs. Essa ferramenta congrega uma série de ferramentas que permitem a implementação de uma gestão financeira eficaz e eficiente. Com o Totvs Eleve você pode:

  • Gerir o fluxo de caixa em uma plataforma 100% integrada às soluções da Confiágil
  • Controlar compras realizas e estoque
  • Organizar ordens de serviço e a emissão de notas fiscais
  • Interface direta com PDV
  • Ordens de produção
  • Gestão de contratos

Independentemente da ferramenta, uma coisa é fundamental: você precisa estabelecer controles confiáveis, e precisa também adquirir a devida disciplina para que esses controles sejam efetivos. A melhor das ferramentas, sem essa resiliência no controle do seu negócio, fatalmente irá naufragar.

Principais vantagens do controle financeiro

Para empresas que conseguiram vencer o passo inicial, que é de forma efetiva implantar  a gestão financeira integrada, há recompensas importantes. E a primeira é a aquisição de uma visão holística das operações da sua empresa.

É essa visão do todo, tão essencial para a sua gestão, que servirá de elemento estratégico para o seu processo de tomada de decisão.

Outro ponto de grande importância, é adquirir a capacidade de se olhar cada vez mais adiante. Com o esforço continuado de manter suas finanças sob controle, naturalmente a sua organização passa a ter um retrato, cada vez mais fidedigno, das suas operações. Isso torna possível estimar o futuro, estabelecendo uma estruturação orçamentária que realmente funciona.

Para se manter informado sobre gestão, continue acompanhando o Blog da Confiágil!